segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

DEUS FEITO CRIANÇA NASCE NA PALHA, ENTRE O BOI E O BURRO... É NATAL!

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós e o fez num presépio, reclinado sobre a palha e cercado pelo boi e pelo burro, visitado por humildes pastores...

Escolheu nascer assim para nos mostrar como é grande o seu amor por nós, e para nos dar exemplo de despojamento...

Entre o boi e o burro para simbolizar que veio para todos, para os judeus (boi) e para os gentios (burro), na palha para nos ensinar a amar a pobreza e não as riquezas

Nosso Senhor veio a nós numa cocheira, entre um boi e um burro porque fora escrito pelo profeta Isaías:  
"Conhecerá o boi o seu dono e o burro conhecerá o presépio de seu Senhor” (Is. I, 3). 
    
 Entre um boi e um burro.
     
Assim veio pra mostrar que vinha redimir todos os homens: os judeus e os pagãos; o boi representava os judeus porque trabalhava puxando o arado, e o judeu trabalhava na vinha de Deus. 

O pagão era representado pelo burro pois os pagãos não tinham sabedoria, asim como o burro naqueles tempos representava a falta de Sabedoria.     

Cristo nasceu numa cocheira de animais porque nela os animais deixam no chão suas imundícies e comem no coxo.
     
Na Igreja, os pecadores deixam seus pecados imundos no confessionário, e comem o pão que desceu do céu na mesa da comunhão. Por isso Nossa Senhora depositou o Menino-Deus no cocho onde comiam os animais.
     
Ela o envolveu em panos, porque na Bíblia, a palavra de Deus está envolta nos véus da alegoria e das parábolas. E convinha que Cristo, palavra de Deus feita homem fosse envolto em panos.
     
Ele nasceu de uma mulher, para nos provar que era homem. E nasceu de uma Virgem para provar que era Deus. E nasceu em Bethleem. Beth significa casa, e leem quer dizer pão. Pois era muito conveniente que o Pão que desceu dos céus para nos alimentar nascesse em Belém, na casa do pão.

Quanta riqueza no pequenino presépio, pena que neste Natal, poucos olhem para Ele... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário